Cultivar um hobby pode ser muito positivo para a sua saúde e bem-estar

Cultivar um hobby pode ser muito positivo para a sua saúde e bem-estar

Ter um hobby traz alegria e enriquece sua vida. Além disso, proporciona algo divertido para fazer durante seu tempo de lazer e a oportunidade de aprender novas habilidades.

Acontece que devido à correria do dia a dia, a sensação é que nunca há horas suficientes para fazer tudo o que se deseja. É assim, em meio ao caos, que a vida se torna monótona e com pouco brilho.

Mas, não se engane! Cultivar (e praticar) um hobby pode ser uma excelente forma de combater o estresse, a ansiedade, a falta de concentração e vários outros problemas comuns nos dias atuais.

Diante disso, vale muito a pena tirar um tempo em meio a agenda tão apertada para se dedicar a um hobby. Quer saber mais sobre os impactos de um hobby em sua saúde? Então, continue a leitura e descubra!

Hobby? O que é isso?

O hobby (“passatempo” em português) pode ser definido como uma atividade capaz de proporcionar tanto prazer que o indivíduo a realiza sem querer nada em troca. Em outras palavras, trata-se de uma atividade que não está ligada ao trabalho e a outros compromissos, mas que ajudam a aumentar a felicidade e satisfação com a vida.

Para alguns, o hobby está relacionado a arte (música, pintura, dança), para outros está intimamente ligada ao esporte (futebol, natação, vôlei), mas essa não é uma regra!

Cozinhar, cuidar de plantas, assistir séries, pescar… há uma infinidade de hobbies espalhados por aí e, sem dúvidas, um deles é a sua cara.

Porque ter um hobby é tão importante para a saúde física e mental?

Mesmo que muito importante, o fato de praticar algum hobby pode soar como desnecessário e entediante para muita gente, uma vez que ele pode ser visto somente como uma forma de entretenimento.

Essa visão, no entanto, perde significado quando se entende que essa prática possui grande relevância no auxílio da saúde física e mental de qualquer indivíduo.

Cientificamente falando, os principais responsáveis por esse sentimento são os hormônios conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.

Dessa forma, quem está aberto à prática de um hobby tende a apresentar menos estresse, mais disposição, menos insônia, mais conexões sociais, melhor desempenho no trabalho e, consequentemente, maior sensação de felicidade.

É por meio dele que, por exemplo, pessoas tímidas conseguem com mais facilidade construir novos ciclos de amizades, exercitar a comunicação e o trabalho em equipe.

Já referente a saúde física, o destaque vai para os hobbies relacionados a esportes, dado que eles impactam a qualidade de vida como um todo, combatendo doenças cardiovasculares, obesidade, pressão alta, diabetes e o sedentarismo.

Benefícios que um hobby pode trazer na sua vida

Até aqui já ficou claro o quão importante é transformar um hobby em um hábito, certo?

Agora, se você ainda não tem certeza sobre “por que” você deve se envolver em uma atividade como essa, recomendamos que confira os próximos tópicos em que falaremos sobre 7 benefícios de se ter um hobby. 

01. Alivia o estresse

Ninguém pode escapar da sensação ocasional de estresse, no entanto há diversas formas de reduzir esse fenômeno que atrapalha milhares de pessoas, dentre eles a adoção de um hobby.

Entre os vários benefícios que um hobby proporciona está a possibilidade de fazer uma pausa nas responsabilidades da rotina, abrindo espaço para a realização de alguma atividade que realmente traga prazer.

Dessa forma, quem está em busca de uma atividade capaz de acalmar a mente, pode encontrar em um hobby uma excelente solução.

 

02. Ajuda a desenvolver novas habilidades

Você nunca sabe realmente do que é capaz, a menos que tente algo. Você pode se surpreender. Por exemplo, você pode achar que nunca aprenderia a tocar nenhum instrumento musical, até que ao praticá-lo você entende que possui grande talento para a música.

O processo de auto descoberta pode ser surpreendente.

03. Evita que você crie hábitos ruins

Preencher seu tempo livre com hobbies é um ótimo jeito de se afastar de atividades negativas ou maus hábitos, como beber, jogar ou usar drogas.

Os passatempos são capazes de proporcionar algo que preencha o tempo de maneira saudável.

04. Melhorar sua autoconfiança e autoestima

Sair da zona de conforto auxilia na construção da autoestima à medida em que você realiza coisas que pensava não serem possíveis. Cada vez que você progride em seu hobby, você se impõe cada vez mais à mentalidade de ser capaz de realizar qualquer coisa.

É claro que existe uma curva de aprendizado para qualquer atividade, mas assim que se chega ao ponto em que está confiante sobre o que está fazendo, a pessoa passa a conviver com a sensação de motivação interna para continuar.

05. Te leva a conhecer novas pessoas

Além de novas habilidades, a adoção de um hobby estimula a interação social, em outras palavras, essa é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e fazer amizades, mesmo que de maneira virtual.

Toda essa facilidade é possível uma vez que todos os envolvidos na atividade estão interessados nas mesmas coisas que você e, juntos, buscam aprender coisas novas e saírem da zona de conforto.

 

06. Contribui no foco e produtividade

Cultivar um momento específico para focar em algum hobby, automaticamente se espalha de forma positiva a outras atividades, seja em casa ou no trabalho. Dessa forma, você se sentirá muito mais conectado às suas atividades do dia a dia enquanto possui um tempo específico para a atividade que mais gosta.

07. Pode ser uma renda extra

Se seu hobby é um artesanato, uma obra de arte ou uma habilidade para cozinhar, ele pode te oferecer uma renda extra. Nesse sentido é possível unir o útil ao agradável, podendo ganhar dinheiro e praticar atividades que te motivam.

E você já possui um hobby que ama praticar? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Fontes: Faciba; Afubesp; Jornal da USP; Unimed.

Leia mais:

Como manter uma alimentação saudável no dia a dia?

Insônia: o que fazer para dormir melhor.

Colesterol: por que você precisa ficar de olho nele?

Dores de Cabeça: conheça os tipos mais comuns e como tratá-las!

Benefícios de ter um animal de estimação

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Participe da nossa newsletter e mantenha-se informado!