Qualidade de vida e a importância de cuidar de si mesmo

Você sabia que cuidar de si mesmo é uma das formas de ter mais qualidade de vida?

Este conceito foi criado em 1958, pelo economista J.K. Galbraith e, desde então, existe um método para medir a qualidade de vida das pessoas. 

A OMS – Organização Mundial da Saúde aplica um questionário que verifica e analisa  o nível da qualidade de vida dos diferentes grupos sociais, dos mais diversos países e culturas, sempre baseado em seis aspectos centrais: 

  • psicológico
  • físico
  • relações sociais
  • meio ambiente
  • nível de independência
  • religião

Aqui cabe uma informação importante e que ainda muitos fazem confusão, qualidade de vida é diferente de padrão de vida. 

Portanto, você não precisa ter um padrão de vida alto para ter qualidade.  Afinal, o padrão de vida é uma medida que quantifica os bens e serviços que uma pessoa ou determinado grupo tem acesso. 

No entanto, para garantir qualidade de vida é necessário ter hábitos saudáveis, que se relacionem diretamente com o seu bem-estar físico, mental e emocional

Priorizar sua vida é egoísmo ou qualidade de vida?

Priorizar a si mesmo pode até inicialmente ser considerado, por alguns como egoísmo. Mas, como ser melhor em nossas relações, sejam elas pessoais, profissionais, emocionais ou mesmo de amizade, se antes não cuidarmos de nós mesmos? 

E o que isso tem a ver com qualidade de vida? 

Tudo! Afinal, para alcançá-la é preciso estar feliz, satisfeito e realizado com as nossas escolhas.  

E isso só é possível a partir do momento em que decidimos olhar para nós, para nossa vida e cuidar das nossas emoções, hábitos e comportamentos. 

Conquistar a satisfação pessoal não é algo inalcançável. Pode até ser bem mais simples do que parece. Naturalmente, exige algumas mudanças, mas com benefícios que nos impulsionam a querer ir adiante.

Usar o humor para lidar com situações de estresse, por exemplo, é uma ação que traz bons resultados. A forma como encaramos e reagimos aos desafios da vida é uma escolha individual, que faz muita diferença em nosso bem-estar e satisfação pessoal. 

Por isso, antes de cuidar do outro, tenha um olhar generoso consigo mesmo e escolha hábitos e comportamentos que trarão efeitos positivos para a sua vida. 

Busque formas de aumentar a sua qualidade de vida no que diz respeito a uma alimentação mais saudável e equilibrada 

Assim como, praticar regularmente alguma atividade física que te agrade e ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

Se dedicar à família e brincar com os filhos também é uma excelente forma de encontrar mais leveza e bem-estar na sua rotina.

Ou mesmo, valorizar o silêncio. Ter um momento para se desligar dos problemas, respirar fundo e pensar calmamente ajuda a recuperar as energias e a focar no que realmente importa.

Saúde é coisa séria

Se você conseguir incluir pequenos hábitos saudáveis em sua rotina, sua qualidade de vida certamente aumentará.  Somente quando estamos bem conosco é que temos condições reais de oferecer nosso melhor para o outro. 

Comente aqui as formas que você utiliza para cuidar de si mesmo. 

Leia mais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Comentários

2 respostas

  1. Moro sozinha e conto com 72 anos. Todos os dias eu penso: se eu não me cuidar , ninguém cuida. Tenho família, filhos e netos mas eles moram em cidades distantes. Desta maneira, eu cozinho e cuido da minha roupa. Faço alguma atividade física todos os dias. Meu peso corporal não se altera. Durmo bem, com raras exceções. Procuro sair com minhas amigas pra tomar um café. Sou curiosa e tenho interesse por outros povos e culturas. Adoro cinema . Às vezes me sinto um pouco aborrecida mas em geral sou alegre. Acho que as atividades intelectuais e físicas ajudam muito. Também viajava muito antes da pandemia. Costumo viajar sozinha tanto no Brasil quanto para o exterior. Isso me enriquece interiormente. Também converso muito com Deus. E assim eu vou levando a vida…

    1. Oi, Jane! Que grande inspiração de qualidade de vida é você! Amamos ler o seu comentário. O autocuidado é algo muito importante para a nossa saúde. Você está no caminho certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Participe da nossa newsletter e mantenha-se informado!