5 formas simples de aumentar a qualidade de vida

Qualidade de vida, o que este conceito significa para você? 

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde “a percepção que o indivíduo tem de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” pode ser traduzida em qualidade de vida. 

Nesse sentido, o seu significado se torna amplo e um tanto relativo, se pararmos para pensar que cada pessoa terá uma percepção diferente. 

No entanto, sempre vemos aspectos em comum relacionados à saúde, ao trabalho e ao ambiente em que se vive quando se fala de qualidade de vida. E, em geral, estes aspectos são associados à autoestima e ao bem-estar pessoal

Por isso, adotar hábitos saudáveis que proporcionem satisfação física, mental e emocional é fundamental para ter qualidade de vida. 

Qualidade de Vida: 5 formas para você melhorar a sua!

1 – Alimentação

Procure sempre alimentar-se de maneira saudável e equilibrada. Entretanto, não quer dizer que você tenha que abolir de sua vida tudo que tem açúcar, gordura e fritura. 

Não há mal, por exemplo, comer aquele pedaço de chocolate de vez em quando, o problema é quando isso se torna uma constante na alimentação e passa a fazer parte da sua rotina.

2 – Atividade Física

Pratique regularmente alguma atividade física que seja prazerosa para você. E aqui, neste ponto, vale o que você quiser: dança, caminhada, corrida, yoga, desde que você sinta-se bem e confortável. 

O mais importante é manter-se em movimento!

3 – Sono

Você já se perguntou: afinal, o que é dormir bem? 

Um estudo realizado por pesquisadores holandeses, que resultou em um artigo científico publicado na Behavioral Sleep Medicine, revela dois fatores que determinam se você teve uma boa noite de sono ou não, são eles: 

  • o número de vezes que a pessoa acordou na madrugada e 
  • o tempo total que passou de olhos abertos no meio da noite. 

Se ambas as situações acontecem com você é um sinal de que precisa cuidar mais da qualidade de seu sono. 

Para isso você pode se valer de técnicas que ajudam a relaxar como: respirar lenta e profundamente, meditar e até mesmo fazer uso de óleo essencial de lavanda na hora de dormir. 

4 – Lazer

Lazer é tudo aquilo que você faz no seu tempo livre e que te proporciona descontração, bem-estar e prazer. Portanto, não é só levar as crianças ao parque, por exemplo, para se divertirem. 

Lazer pode ser aquele momento só seu, que você separa para uma leitura prazerosa, para alguma atividade física que goste ou até mesmo aquele momento em que você cuida de sua beleza. 

Ter momentos assim é fundamental para que você aumente a sua qualidade de vida. Portanto, sempre separe um tempo para você, para que você faça aquilo que gosta de fazer quando está sozinha. 

5 – Trabalho

Programe férias e evite postergá-las por mais de um ano, não leve trabalho para casa e em momentos de tensão, pare, respire, beba uma água e lembre-se: para tudo dá-se um jeito! 

Seguindo essas sugestões, seu período de trabalho será mais leve e tranquilo. 

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a aumentar sua qualidade de vida de forma simples.

Leia mais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe da nossa newsletter e mantenha-se informado!