Yoga traz benefícios não só para o corpo. Já pensou em praticar?

Viver bem e melhor está relacionado a diversos aspectos, entre eles o bem-estar físico e emocional. Sendo assim, a prática da Yoga pode ser uma grande aliada para quem busca uma vida mais equilibrada.

Afinal, viver bem e melhor está relacionado a diversos aspectos, entre eles o bem-estar físico e emocional que esse estilo de vida pode proporcionar. 

A prática é uma antiga forma de exercício que aplica força e flexibilidade, dessa forma, permite que você exercite o corpo, a mente, controle a respiração e aprenda a relaxar durante o movimento. 

Onde nasceu o Yoga?

A prática nasceu na China, há mais de 5 mil anos. Seu criador, Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarinos, executou alguns movimentos complexos de forma instintiva

E assim, ainda sem nome, esta ancestral filosofia de vida surgiu. No entanto, por englobar corpo, mente e emoções, mais tarde, ela foi batizada com o termo sânscrito Yoga

Nesse sentido, no Brasil, essa modalidade milenar chegou há mais de 70 anos e estima-se que atualmente há mais de 1 milhão de praticantes. 

Em 2017, a prática passou a fazer parte das Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), realizadas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. 

A PNPIC surgiu em 2006 com o objetivo de implementar à medicina tratamentos alternativos, baseados em evidências, pela rede de saúde pública do Brasil.

Ao proporcionar um efeito calmante, a prática é uma excelente estratégia para redução do estresse, ansiedade e depressão. 

Além disso, a atividade ainda melhora a postura, fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade. 

Ao aliar movimentos do corpo com a respiração, a atividade também pode ajudar a dormir melhor e até reduzir a compulsão por comida.

Há pesquisas científicas que mostram, inclusive, uma redução dos quadros inflamatórios em praticantes da modalidade. 

Um dos estudos, realizado com pacientes que se curaram de câncer de mama, constatou níveis mais baixos de ações inflamatórias nas mulheres que praticaram Yoga. 

Os Ásanas ou posturas, robustecem o organismo, intensificam sua mobilidade e evita a incidência de diversas enfermidades.

5 Modalidades de Yoga para você escolher a perfeita para você!

Hatha Yoga: é a modalidade clássica da prática composta de posturas, técnicas de respiração, que estimulam a energia do corpo, exercícios de limpeza e purificação.

Ashtanga Vinyasa Yoga: bem desafiadora, esta é uma linha da Yoga que sempre começa com a entoação de um mantra, na sequência são feitas saudações ao sol, depois outras posturas e por último um relaxamento total.

Vinyasa Flow Yoga: esta é uma linha dinâmica e livre nas sequências das posturas, permitindo, por exemplo, a criação de aulas temáticas. A transição entre as posturas é a mesma do Ashtanga Vinyasa.

Iyengar Yoga: linha que utiliza equipamentos durante as aulas, por exemplo, blocos de EVA, almofadas e cadeiras, e preza pelo alinhamento correto das posturas. 

Hot Yoga: praticada em uma sala aquecida até 42 graus, neste tipo de aula a sequência das posturas é fixa. A Hot Yoga também é conhecida por Bikram Yoga.

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