Idosos: 5 Cuidados para a saúde na maior idade

Hoje vamos falar sobre cuidados para a saúde na maior idade.

Nas últimas décadas, a população brasileira tem envelhecido de forma rápida e intensa. 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) as pessoas acima dos 60 anos já representam mais de 14% da população total

Além disso, a expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos.  Para as mulheres, a nova idade média é de 79 anos, enquanto para os homens, 72

Estes dados indicam melhorias nas condições de vida e saúde da população brasileira como um todo.  Mas, como manter os cuidados com a saúde na terceira idade? 

Confira os cinco hábitos que podem ajudar qualquer idoso a se manter saudável

1 – Atividade física

Praticar atividade física regularmente não só ajuda a prevenir e tratar algumas doenças, como melhora a disposição para as ações cotidianas. Além disso, ela traz um momento de sociabilidade. 

Nesse sentido, basta escolher o exercício que melhor se adeque à saúde de cada idoso, sem esquecer que o acompanhamento médico é essencial.

2 – Mente e do corpo

Atividades que despertem a mente como sair para caminhar, ir ao cinema, visitar os amigos e ter o apoio da família também ajudam no envelhecimento sadio.

3 – Alimentação balanceada

Uma boa alimentação previne doenças e melhora a disposição em qualquer idade.  Para a saúde da maior idade, ela é ainda mais importante.

Afinal, o corpo tem outro ritmo, os órgãos já não funcionam na mesma velocidade de antes, o nível de água no organismo é menor, assim como muitos hormônios. 

Por isso, poucas calorias, distribuídas entre legumes, frutas, grãos, cereais, ovos, produtos de soja e a ingestão adequada de peixe e carne são fundamentais para manter uma dieta equilibrada. 

4 – Respeito ao tempo e independência do idoso

Depois dos 60 anos o corpo se transforma, mental e metabolicamente.  Por isso, apesar de ser independente, ainda é preciso ter cuidados especiais com aqueles que estão na terceira fase da vida.

Mas, lembrando sempre de ouvir desejos e vontades do próprio idoso. 

Respeitar o tempo e o espaço que eles precisam para realizar atividades rotineiras e estabelecer seus próprios limites é essencial.

5 – Cuidando da casa

A casa, um lugar do aconchego e da segurança pode, muitas vezes, tornar-se um dos espaços de maior risco para o idoso. Isso, se não estiver adaptada para as suas novas necessidades. 

Por isso, seguem algumas dicas de adaptação simples que podem melhorar, em muito, a mobilidade do idoso dentro de casa:

  • Instalar barras de apoio nos banheiros, ao lado dos sanitários e chuveiro, em escadas e corredores;
  • Instalar tapetes antiderrapantes em escadas, corredores, banheiro, ao lado da cama e nas portas;
  • Colocar uma poltrona ou cadeira no quarto para que o idoso possa se apoiar na hora de se vestir e de se calçar;
  • Iluminar os cômodos da casa, se possível instalando interruptores automáticos;
  • Remover objetos pontiagudos e abrir maior espaço de passagem entre móveis;
  • Deixar os objetos de uso cotidiano mais acessíveis, em prateleiras baixas e organizados de forma simples.

E você, o que tem feito para manter os cuidados com a saúde dos idosos que moram com você? Comente aqui. 

Fonte

Leia mais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Participe da nossa newsletter e mantenha-se informado!