Como o exercício físico pode melhorar a sua qualidade de vida

A prática de exercícios físicos é fundamental para a boa qualidade de vida

Para muitas pessoas, o prazer de manter-se em movimento é uma grande recompensa, mas a atividade física ainda atua no corpo diminuindo o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, hipertensão arterial e obesidade.

Se engana quem acha que para por aí, pois os benefícios dos exercícios são também evidenciados através da redução dos sintomas de ansiedade, elevação da autoconfiança e mudança de comportamento em indivíduos com sintomas depressivos.

Esse combo de benefícios é só um resumo de tudo o que uma pessoa pode ganhar inserindo a atividade física em sua rotina. Entretanto, algumas pessoas sentem dificuldade em mudar a rotina e adotar o exercício físico como hábito. 

Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre as vantagens de uma vida ativa e o que você pode fazer hoje mesmo para mudar essa realidade. Acompanhe! 

Por que o sedentarismo é preocupante? 

Não existe qualidade de vida sem os devidos cuidados com alimentação e exercícios físicos. Essa é uma combinação essencial para a vida.

No entanto, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% dos brasileiros, ou seja, quase a metade da população, não praticam atividade física suficiente ou vivem uma rotina de sedentarismo. 

Como se não bastasse, esse cenário se torna ainda mais grave devido ao avanço da tecnologia, que faz com que as pessoas passem mais tempo em smartphones e computadores do que praticando alguma atividade física. 

Dessa forma, mesmo que a pessoa esteja aparentemente saudável e dentro do peso, existe uma chance maior de apresentar alterações nos níveis de colesterol, triglicérides e glicose sanguínea. Além de sofrer em alguns casos com maior fraqueza muscular, dores nas articulações e dificuldade em ter uma boa noite de sono. 

Por isso, a prática de exercícios físicos é tão recomendada pelos especialistas da área da saúde

7 benefícios da prática de atividades físicas

1. Aumento da disposição 

Essa é a primeira grande mudança que o praticante de atividade física vai perceber,  o aumento significativo da disposição nas atividades rotineiras do seu dia a dia. 

Quem pratica exercício físico fica mais disposto e não se cansa facilmente ao longo do dia.

2. Melhora a qualidade do sono

Quem busca por uma boa noite de sono tem na atividade física uma importante aliada. 

Isso acontece porque a prática de exercícios libera hormônios que ajudam a reduzir o estresse. Além disso, um corpo mais cansado possui maior facilidade em relaxar. 

3. Aumenta a concentração e a produtividade


Ao movimentar-se você também estimula diretamente o cérebro, que se manifesta aumentando a capacidade de concentração, memória e produtividade. 

4. Contribui para o bom humor, diminuindo o estresse

Durante o exercício ocorre a liberação de substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e a serotonina, que são responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

A atividade física também ajuda a equilibrar o nível dos hormônios que provocam o estresse, como o cortisol e a adrenalina, deixando a pessoa mais tranquila no dia a dia.

5. Combate a ansiedade e a depressão

A prática de exercícios diários também libera hormônios como a endorfina, ocitocina e dopamina, que auxiliam no combate da ansiedade e da depressão.

6. Fortalece o sistema imunológico

Os exercícios físicos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorando e aumentando a capacidade do corpo de combater infecções.

7. Fortalece os músculos

Músculos fortalecidos são importantíssimos para o bom funcionamento do corpo, uma vez que eles protegem os ossos e articulações de possíveis lesões. 

O que você pode fazer para começar hoje?

Mesmo com tantos benefícios, abandonar uma rotina sedentária pode parecer impossível para algumas pessoas. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que quer transformar sua rotina e fazer da prática de exercícios um hábito diário. Confira!

01 – Busque alguma atividade que se encaixe ao seu estilo de vida e que você tenha prazer ao executá-la. Clique aqui, participe do nosso teste e conheça a atividade física que mais combina com você. 

02 – Procure ir a pé aos lugares mais próximos. Seja para ir até a padaria ou a farmácia, se possível, deixe o carro na garagem e vá caminhando. 

03 – Estabeleça pequenas metas. Comece devagar, crie objetivos alcançáveis e sinta-se estimulado a cada alvo cumprido. 

04 – Crie uma rotina. Além de padronizar suas atividades, você estimula o seu corpo a sempre buscar algum exercício no horário determinado. 

Fontes: Saúde Brasil; Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO); Jornal da USP.

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