Uma doença que atinge não só o paciente, mas também as pessoas mais próximas, o Alzheimer é um transtorno degenerativo do cérebro diagnosticado, principalmente, em pessoas idosas.
A doença tem por característica a perda progressiva das funções cognitivas e alterações do comportamento, sendo um dos principais indicadores a perda gradual da memória (que pode chegar a ser total).
Com o aumento da expectativa de vida e o maior envelhecimento da população, a prevalência desta e de outras doenças ligadas à longevidade tendem a aumentar a cada dia mais.
Nesse sentido, ainda que não tenha cura, há cuidados e tratamentos que ajudam a família e o paciente a passar por esse período de forma leve, como a terapia da boneca. Você já ouviu falar?
Principais sinais do Alzheimer
A maioria das pessoas diagnosticadas com Alzheimer tem 65 anos ou mais e a doença afeta, principalmente, mulheres. Ela evolui de forma lenta, ao longo dos anos, e ainda não tem cura.
Os sintomas podem se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Conheça a seguir os principais sinais do Alzheimer:
- Falhas de percepção visual e compreensão das relações de tempo e espaço;
- Esquecimento de fatos, acontecimentos recentes e maior facilidade em perder objetos;
- Comprometimento na capacidade de julgar ou tomar decisões, dificultando inclusive a execução de tarefas cotidianas;
- Mudanças de humor, personalidade, comprometimento e problemas com a linguagem;
- Afastamento do trabalho ou atividades sociais.
Como a terapia da boneca pode ajudar pessoas com Alzheimer?
Além do acompanhamento médico e do tratamento à base de medicamentos, pequenas ações podem ajudar na qualidade de vida do paciente, dentre elas a terapia da boneca.
A técnica consiste em utilizar uma boneca bebê para acalmar, confortar e proporcionar aos pacientes uma sensação de utilidade, amor e reduzir a agitação, além de estudar a comunicação e causar reações positivas. É utilizada principalmente em pacientes com uma relação de paternidade ou maternidade.
Ação EMS Genéricos
A EMS Genéricos realizou a doação de mais de 100 bonecas para famílias com pacientes diagnosticados com a Doença de Alzheimer. Mais uma ação para cuidar melhor dos idosos.
Porque as memórias são o que fazem a vida valer a pena!

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ).
Leia mais:
Por que os idosos consomem muitos medicamentos genéricos
Qualidade de vida e a importância de cuidar de si mesmo
Vitamina D: sua importância e como ela age no organismo
Enxaqueca: 4 dicas simples que te ajudam no tratamento
Dores de Cabeça: conheça os tipos mais comuns e como tratá-las!