Hoje vamos falar de inchaço nas pernas, também chamado de edema pelos profissionais da saúde.
Pernas e pés inchados podem ter diversas causas. Nesse sentido, desde as mais simples, como uma pancada, até situações mais complicadas requerem cuidados específicos.
Além disso, quando o inchaço não está relacionado a doenças crônicas ou outros problemas de saúde, eles podem acontecer devido à má circulação de sangue, que consequentemente leva ao acúmulo de líquidos.
Nesse sentido, massagens no local e escalda pés são grandes aliados no alívio dos sintomas.
Quando o inchaço se mantém por mais de um dia ou está acompanhado de outros sintomas como dor, vermelhidão e dificuldade para caminhar, procure por ajuda médica.
Portanto, nos casos mais simples, para garantir que não piore a situação, algumas mudanças no seu estilo de vida podem ajudar a amenizar os sintomas.
5 hábitos que podem prevenir o inchaço nas pernas.
1 – Ficar na mesma posição por muito tempo
Em primeiro lugar, evite ficar em pé ou sentado por mais de duas horas. Se seu trabalho exige isso, é importante fazer alguns intervalos, aproveitando para se movimentar e alongar.
2 – Medicações
Algumas medicações podem provocar maior acúmulo de líquidos e consequentemente inchaço nas pernas e pés.
Portanto, consulte o médico que prescreveu o medicamento para relatar o efeito colateral e verificar com ele o que pode ser feito.
3 – Trombose
Além do inchaço em uma das pernas de forma repentina, a Trombose Venosa Profunda também causa dor intensa, dificuldade de mexer a perna e vermelhidão.
Este é um problema comum em idosos, grávidas e pessoas com histórico familiar.
Neste caso é recomendado que, tão logo os sintomas surjam, a pessoa procure por ajuda médica o mais breve possível, a fim de evitar evolução e complicação da doença.
4 – Pancadas fortes
Algumas pancadas mais fortes nas pernas e pés podem provocar rompimento de pequenos vasos sanguíneos e, consequentemente, uma inflamação no local.
Nestes casos, o inchaço pode estar acompanhado, por exemplo, de dor intensa na região, mancha escura, vermelhidão e calor.
Nesta situação, o recomendado é aplicar uma compressa fria no local. Caso o inchaço e a dor não desapareçam em até uma semana, procure por um ortopedista.
5 – Envelhecimento
Com o avanço da idade, as válvulas presentes nas veias das pernas, que ajudam o sangue a circular, vão se tornando mais fracas, o que dificulta o retorno do sangue para o coração e provoca o seu acúmulo nas pernas.
Neste caso, também vale evitar ficar na mesma posição (sentado ou em pé) por muito tempo, fazendo pequenos intervalos e elevação das pernas ao longo do dia.
Caso o inchaço seja recorrente compartilhe a situação com o médico que já cuida do idoso para que ele investigue as possíveis causas.
Você já adota algum destes hábitos listados acima em sua vida? Comente aqui o quanto ele faz diferença para você.
Leia mais: