Fique com a saúde em dia: quais exames fazer anualmente

Quem deseja ter mais saúde precisa estar atento a alguns hábitos do dia a dia, inclusive nos exames que precisam ser feitos anualmente. Afinal, prevenir é o melhor remédio para ter mais qualidade de vida.

Segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 70% das mortes são causadas por doenças crônicas que podem ser facilmente identificadas em um check-up médico. Essas patologias geralmente não apresentam sintomas e acabam passando despercebidas pela população.

Por isso, é muito importante que os exames de rotina sejam feitos em dia para garantir a sua saúde e bem-estar.

Para o que serve o check-up médico

O check-up médico é uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, realizados com o objetivo de avaliar a saúde do paciente como um todo. Com ele é possível diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce.

Normalmente, essa bateria de testes é solicitada uma vez por ano pelo médico. Em indivíduos com algumas patologias específicas este tempo pode ser menor.

Quais exames devem ser feitos anualmente

São diversos exames que precisam ser feitos anualmente se você quiser manter sua saúde sempre em dia. Confira a seguir quais são os principais que você precisa fazer.

Exame de sangue

Também conhecido como hemograma, o exame de sangue é o mais básico entre todos os que precisam ser feitos no check-up anual. Nele são feitos testes para o controle de colesterol, triglicérides, hemoglobinas, glicemia, células vermelhas e brancas e outras alterações no organismo.

Ele também ajuda a verificar o estado sanguíneo do sistema imune, apontando infecções e outras complicações, além de avaliar funções do fígado, analisar o ácido úrico, identificar a presença de diabetes e prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais.

Exame de fezes e urina

Para saber como está a sua saúde também é necessário fazer exames de fezes e urina. Esse tipo de análise apresenta informações importantes referentes ao estado fisiológico do organismo que ajudam a prevenir doenças sistêmicas e função de rins. Com ele também é possível avaliar a presença de parasitas, microrganismos e bactérias que possam estar no organismo.

Ultrassom de abdômen

O ultrassom de abdômen é muito utilizado para verificar se existem alterações nos rins, fígado, vesícula biliar, grandes vasos e bexiga.

Raio-x de tórax

O raio-x de tórax ajuda a identificar distúrbios e anormalidades de órgãos localizados na região torácica, como pulmões, ossos, coração e até mesmo vasos que estão nesta área.

Eletrocardiograma

Este tipo de exame é normalmente solicitado após o indivíduo completar 40 anos. O objetivo é avaliar o funcionamento do coração em repouso e identificar doenças congênitas ou do pericárdio, arritmias, taquicardias e insuficiência cardíaca.

Avaliação ergométrica

Este exame também é muito importante para a saúde e serve para avaliar o coração. Nele o paciente realiza um esforço físico como esteira rolante ou bicicleta na qual o sistema cardiovascular sob estímulo é analisado.

Ecocardiograma

Ainda para avaliar o funcionamento do coração, o ecocardiograma consiste em uma ultrassonografia para analisar o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.

Teste de Pressão Arterial

A pressão arterial pode ser aferida de várias formas, com uso de aparelhos digitais ou esfigmomanômetro. O acompanhamento da pressão previne riscos de infarto, derrame e detecta hipertensão.

Para as Mulheres

Papanicolau

Conhecido como exame preventivo, ele ajuda a detectar infecções virais, bacterianas e fúngicas.

Neste procedimento é feita a coleta de células do colo do útero, que serão encaminhadas para análise em laboratório especializado.

Mamografia

Este teste é muito importante para a saúde das mulheres. Sua função é detectar o câncer de mama e calcificações que podem gerar tumores malignos. Normalmente ele começa a ser feito a partir dos 40 anos, no entanto, para aquelas que apresentam histórico familiar, o exame começa a ser indicado a partir dos 35 anos, ou até antes.

Para os homens

Exame de toque retal

O temido exame de próstata é um teste fundamental para a saúde preventiva do homem. A técnica consiste em apalpar a próstata por meio do reto para investigar a presença de inchaços, nódulos e outros sinais de câncer.

Dosagem do PSA

O exame para medir a dosagem de níveis de PSA (antígeno prostático específico) é complementar ao exame de toque retal. Ele ajuda a verificar a instalação de um câncer de próstata e outras alterações benignas nessa glândula, como uma inflamação ou o crescimento causado pelo avanço da idade.

O recomendado é realizar esse check-up a partir dos 50 anos. No entanto, para homens com fator de risco para esse câncer (negros, obesos ou com parentes de primeiro grau com histórico da doença), recomenda-se fazer a dosagem de PSA a partir dos 45 anos.

Riscos para a saúde de não fazer o check-up médico

Como já pudemos perceber, os exames de rotina feitos anualmente oferecem diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida do indivíduo. No entanto, muitas pessoas postergam esse tipo de cuidado e correm o risco de ter sérios problemas. Confira algumas consequências de não realizar o check-up médico:

● Diagnósticos tardios de doenças graves;
● Agravamento de doenças;
● Complicações de pressão alta;
● Infarto agudo do miocárdio;
● Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs);
● Trombose Venosa Profunda (TVP).

Com os exames você fica por dentro de tudo o que está acontecendo com o seu organismo e evita ao máximo ser pego de surpresa com doenças inesperadas. Eles são fundamentais para proporcionar saúde e qualidade de vida.

Fontes: Laboratório Alta, Clinica CEU, Ministério da Saúde

Leia mais:

5 formas simples de aumentar a qualidade de vida

Qualidade de vida e a importância de cuidar de si mesmo

Alergias Respiratórias: o que são e como evitar?

Tosse: qual xarope eu tomo?

Anticoncepcional durante a amamentação – Mitos e Verdades

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Participe da nossa newsletter e mantenha-se informado!