12 Dicas para a Autocuidado e Saúde Feminina

Saúde Feminina: será que você está atenta a isso?

Neta, filha, mãe, esposa, amiga, profissional, dona de casa, às vezes atleta, às vezes autônoma, às vezes “chefe” de família e tantas outras funções… 

Mas, antes de mais nada mulher! 

Com tantos papéis que elas acumulam e precisam cumprir diariamente, não é raro encontrar aquelas que acabam não tendo tempo para cuidar de si mesmas. 

No entanto, ações que valorizam o amor próprio e o autocuidado são fundamentais para trazer bem-estar, qualidade de vida e aumentar o empoderamento.

Aqui, vale lembrar que o autocuidado vai muito além da beleza e estética (que, sim, também têm papéis importantes na vida das mulheres), mas, não é apenas isso. 

Ao falar de autocuidado, estamos falando da saúde de uma forma geral e todos os aspectos precisam receber o mesmo olhar de atenção. 

Por isso, você mulher deve atentar-se diariamente para alguns sinais do seu corpo. Afinal, todos nós sabemos que prevenir é sempre o melhor remédio. 

O autocuidado é complexo e não se limita à dedicação exclusiva ao nosso corpo ou aos nossos sentimentos. 

É preciso trabalhar para que o mental, físico, emocional e social estejam em harmonia.

Saúde feminina: Tipos de autocuidado

Físico: consiste no cuidado com o corpo e, consequentemente, da mente; afinal, os dois andam juntos. 

A prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, por exemplo, ajudam a manter esse autocuidado.

Emocional: o autocuidado não se limita ao cuidado do corpo e lembrar-se do emocional também é muito importante. 

Práticas que representam esse autocuidado são a psicoterapia, o autoconhecimento, e o autoperdão.

Social: o autocuidado está longe de ser um hábito egoísta e de ações voltadas apenas para si mesma. 

É importante manter contato com pessoas que te apoiam, além de praticar a empatia e a solidariedade com o próximo.

Mental: esse autocuidado está relacionado ao cognitivo e ao conhecimento. 

Ter um hobby e reservar momentos para o lazer são importantes para manter a mente ativa, e não apenas funcionando no automático. 

Faz bem ler um livro, ver um filme, desenhar ou desempenhar outras atividades que estimulem a criatividade.

Veja abaixo algumas situações que merecem sua atenção com certa frequência: 

1 – Visite seu ginecologista uma vez por ano e peça um check-up.
2 – Faça o autoexame nas mamas regularmente.
3 – Pratique alguma atividade física que seja prazerosa para você.
4 – Cuide da alimentação não só pelo fator físico, mas, principalmente, pela sua saúde de forma geral.
5 – Tenha sempre uma garrafa com água por perto e mantenha-se hidratada.
6 – Mantenha os cuidados estéticos que tanto fazem bem para sua autoestima.
7 – Tenha sempre um olhar amoroso por você e por quem você vê no espelho.
8 – Tenha momentos só seus, nos quais você se permita só parar e relaxar.
9 – Marque encontro com suas amigas sempre que puder, sem os filhos, maridos, pets etc. Só vocês, mulheres! 
10 – Seja sempre gentil consigo mesma e não se cobre tanto. Você já faz muito, pode acreditar.
11 – Caso perceba que seu estresse e ansiedade estão aumentando, pense em procurar ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta.
12 – Tome sol e use filtro solar! 

E você, o que tem feito para cuidar mais de si mesma? Comenta aqui!

Fonte

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